20°C 35°C
Cuiabá, MT

Cuiabá deve ter temperatura mínima abaixo dos 20°C até o feriado de Corpus Christi

A mudança de temperatura ocorre por causa de uma nova e forte frente fria que deve avançar pelo país

24/05/2024 às 12h32
Por: Redação Fonte: J1 Agora
Compartilhe:
Cuiabá deve ter temperatura mínima abaixo dos 20°C até o feriado de Corpus Christi

?️ Embora o outono tenha começado no dia 20 de março, as temperaturas mais amenas da estação em Mato Grosso tem previsão de início a partir desta sexta-feira (24). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta de declínio entre 3ºC e 5ºC na temperatura de várias cidades do estado.

Cuiabá deve registrar temperatura mínima de 18ºC no sábado (25) e chegar a 12ºC na terça-feira (28), com máximas variando entre 25ºC e 27ºC durante a semana, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

A mudança de temperatura ocorre por causa de uma nova e forte frente fria que deve avançar pelo país, trazendo chuva e frio principalmente para os estados do Centro-Sul. 

Onda de frio deve atingir o Centro-Sul do país e durar até dia 27 de maio. — Foto: Arte/g1

Além da capital, as cidades de Mato Grosso mais afetadas pela frente fria do estado são:
 

  • Acorizal
  • Alto Garças
  • Alto Araguaia
  • Alto Paraguai
  • Alto Taquari


Motivo do frio

?️ A sequência de frentes frias que passaram pelo Brasil desde o dia 10 foi a responsável por enfraquecer e quebrar o bloqueio atmosférico instalado sobre o país desde 22 de abril.

Apesar de não terem conseguido manter as temperaturas baixas por muitos dias, elas fizeram com que o sistema de alta pressão se deslocasse para o oceano. Com isso, o país retorna a uma condição de maior normalidade, na qual as frentes frias chegam pelo Sul e conseguem avançar para as demais regiões.

A massa de ar polar deve trazer chuva e frio para todos os estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e sul dos estados do Centro-Oeste.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários