23°C 40°C
Cuiabá, MT

Prefeitura já tem área para realocação de famílias do Contorno Leste

Abilio Brunini anunciou que o espaço comporta até 700 lotes e será apresentado à Justiça

03/09/2025 às 17h12
Por: Redação Fonte: ESTADÃO MT
Compartilhe:
 Prefeitura já tem área para realocação de famílias do Contorno Leste

O prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou que a gestão já encontrou uma área compatível para receber cerca de 700 famílias que ocupam a região do Contorno Leste, em Cuiabá. Em conversa com à imprensa nesta quarta-feira, 3 de setembro, ele falou que a proposta será apresentada ao Poder Judiciário e depende de decisão favorável da juíza responsável pelo caso.

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real ( Clique aqui).

“Já achamos uma área, já achamos uma área que é compatível para 700 lotes. E aí a gente vai apresentar essa proposta para a juíza para que ela possa tomar a decisão. Se ela der a decisão favorável, aí a gente faz a exposição desse caso”, declarou Brunini.

A situação das famílias no Contorno Leste tem sido acompanhada pela Prefeitura em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) e o Poder Judiciário. Um dos principais entraves é a divergência no número de famílias que, de fato, têm direito ao auxílio do município.

Levantamentos anteriores apontavam a presença de 1.500 a 2.000 famílias na área, mas apenas 172 constavam no demonstrativo oficial da Secretaria de Assistência Social. Diante da inconsistência, a prefeitura iniciou no último dia 16 uma força-tarefa de atualização cadastral, com as secretarias municipais de Assistência Social e de Habitação.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Hélida Vilela de Oliveira, o objetivo é garantir que cada família tenha seus dados atualizados para inclusão correta em programas sociais e benefícios como Bolsa Família, tarifa social de energia e Cadastro Único.

“Nosso objetivo é ampliar a rede de proteção social e garantir dignidade às famílias cuiabanas”, destacou.

No dia 31 de julho, durante reunião com moradores do Contorno Leste na Praça Alencastro, Brunini já havia feito um apelo para que as famílias não investissem em construções na área.

“A prefeitura vai auxiliar na realocação, mas não na permanência, porque não existe respaldo legal para manter aquelas pessoas ali. Boa parte delas não está classificada como pessoas que podem estar naquele local”, afirmou à época.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários